Site que reúne a produção do repórter é lançado com debate no Teatro Gazeta, em São Paulo

17 de agosto de 2016 | 0h 17

Edmundo Leite

Colegas de profissão, ex-alunos, admiradores, discípulos e estudiosos do jornalismo estarão na noite desta quarta-feira, 17, no Teatro Gazeta em São Paulo para celebrar a obra e a vida do repórter Marcos Faerman. Profissional que se tornou referência nas redações pelas quais passou por seu estilo de narrativa literária, Marcos Faerman (1943-1999) terá sua obra publicada no portal que leva seu nome e que será lançado com debate na Semana de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, onde lecionou por três anos.

Grande parte de suas reportagens foi publicada no extinto Jornal da Tarde, do Grupo Estado, onde trabalhou de 1968 a 1992. Para reproduzir todos os mais de 800 textos que publicou no veículo em 24 anos, uma equipe de profissionais de digitalização passou vários dias em turno integral no Acervo Estadão escaneando as páginas com trabalhos do repórter.

Sob a coordenação da filha do jornalista, Laura Faerman, que idealizou e executou o projeto de resgate da obra do pai, o mesmo trabalho de compilação foi feito em vários outros acervos privados e públicos do País.

Além de textos e páginas originais com os trabalhos do repórter, o site também tem vídeos com participação de Faerman como entrevistador no programa Roda Vida, na TV Cultura, e depoimentos de ex-colegas e estudiosos de sua obra.

O debate no Teatro Gazeta (Avenida Paulista, 900)  começa às 19 horas e terá a participação, entre outros, dos jornalistas Audálio Dantas e Caco Barcellos.

#Assine |  # Licenciamento de conteúdos Estadão |

# Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram |

fonte: http://acervo.estadao.com.br/noticias/acervo,obra-do-jornalista-marcos-faerman-chega-a-internet,12448,0.htm